agosto 30 2017 0comment

Esperar x Esperançar

Discursando na cerimônia de formatura da Universidade do Texas em 2014, o Almirante da Marinha, William H. McRaven, falou sobre as lições cruciais que aprendeu durante o treinamento básico para ingressar na unidade SEALS da marinha. Uma lição particularmente poderosa aconteceu quando ele juntamente com outro aspirante a SEAL enfrentaram 15 horas de “luta contra um frio congelante, contra a lama, o vento que rugia e a pressão dos instrutores para que desistissem”.
Esse desafio quase que inimaginável encerrava o que era chamada de “semana no inferno”, depois de seis dias sem dormir, sob constante tormento físico e mental. Esse exercício do tipo “ou vai ou racha” foi realizado num terreno pantanoso onde a lama engole qualquer um que entre ali.
Depois de oito horas nadando na lama gelada, alguns homens, tomados pelo desespero, estavam prontos para desistir. Foi então que inesperadamente um homem corajoso começou a cantar. Aos poucos, um por um, todos se juntaram na canção e “de algum modo, a lama parecia mais quente e o vento mais suave”, segundo o Almirante. Como resultado, os aspirantes a SEAL sobreviveram àquela noite.
A música estava fora de tom, mas proporcionou esperança, o principal elemento para sobreviver a qualquer prova severa.
– Se tenho aprendido algo em minhas viagens pelo mundo, é o poder da esperança – afirmou McRaven – O poder de uma pessoa: Washington, Lincoln, Mandela, e até mesmo da jovem paquistanesa Malala. Uma pessoa pode mudar o mundo oferecendo esperança às pessoas.

(Adaptado do Texto de Texto Rick Boxx)

Esperança, vem do verbo “esperançar” que é bem diferente de esperar, mas o intrigante é que quando pensamos na palavra “esperança” atribuímos a ela o significado de espera ou o desejo de algo bom acontecer. Entretanto, se olharmos o significado do verbo “esperançar” no dicionário encontramos as seguintes definições: almejar, sonhar, buscar e AGIR. Opa! Agir é o contrário de esperar.

Esperançar ou ter esperança é você ser o protagonista da sua história, assumir o leme do seu barco da vida e ir atrás do que te faz feliz! É agir, fazer a sua parte dando o melhor de si. Esperança é apenas o sentimento de que todas as nossas ações tenham reflexo positivo em nossas vidas, enquanto esperançar é a ação concreta rumo à tudo que desejamos.

Ter esperança de viver um futuro melhor, de uma carreira brilhante ou de uma linda família não é simplesmente desejar e sonhar que tudo isso se realize, mas sim, fazer acontecer, criar e conquistar a vida dos seus sonhos!

“Vem vamos embora que esperar não é saber,  quem sabe faz a hora, não espera acontecer”

Grande abraço,

Maria Flávia

admin

Escreva um comentário